domingo, 22 de julho de 2018

Catadores de material reciclável recebem equipamentos e capacitação

Projeto Ecocidadão teve como principal objetivo orientar e apoiar a gestão de resíduos sólidos recicláveis no município, apoiado pelo Projeto Ecocidadão III Paraná.

Encerrou na tarde da sexta-feira, 13, o Projeto Ecocidadão III Paraná – promovida pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) e Provopar Estadual em conjuntos com a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Os integrantes da Associação de Recicláveis Emanuel, localizada na Rua Haiti, 106 – no bairro Rio Verde além de participarem da ação, receberam Equipamentos de Proteção Individual. “A intenção é promover a inclusão e o fortalecimento do catador de material reciclável, com o intuito de capacitá-lo de forma técnica e gerencialmente para a gestão dos resíduos sólidos recicláveis”, ressaltou secretário da pasta, Evandro Busato.

Atitudes como estas auxiliam o catador de reciclável e abre caminho para a inclusão social, geração de trabalho e renda, podendo permitir a sustentabilidade econômica e o desenvolvimento do município.

“Esse projeto conta com nosso apoio, pois os recicladores são capacitados para conhecer mais sobre a educação ambiental, desde o recolhimento dos materiais, a separação correta dos resíduos sólidos recicláveis, até a destinação final adequada”, disse Busato.

Sobre o projeto

O Ecocidadão Paraná visa orientar, organizar e apoiar associações e cooperativas de catadores de material reciclável do Estado com o intuito de diminuir o volume de resíduos recicláveis lançados em áreas de mananciais, fundos de vale, córregos e rios, minimizando o impacto de degradação ambiental.

Com isso, é pretendido que com o apoio às organizações de catadores seja possível aumentar a vida útil dos aterros sanitários das cidades. Atualmente, o projeto Ecocidadão Paraná atua em 40 municípios paranaenses, abrangendo 47 associações de catadores de material reciclável.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário