quarta-feira, 4 de julho de 2018

Legislativo recebeu o Diretor Geral do Detran de Colombo

Legislativo recebe o Diretor Geral do Detran de Colombo para falar sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão no município.

Também utilizou esse espaço, o Promotor de Justiça Dr. Robertson Fonseca de Azevedo para falar sobre a implantação do Programa Maria da Penha. Além disso, os vereadores enalteceram o seu trabalho realizado junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, recebendo votos de congratulações das mãos do vereador Issa (PTB). Já o Diretor Geral do Detran de Colombo – Sr. Luiz Vanderley Dallasuanna - abordou sobre as atividades desenvolvidas pelo Detran no município de Colombo e recebeu os votos de congratulações do vereador Vardão (PSB). 


A Câmara de Vereadores de Colombo recebeu duas visitas na sessão ordinária realizada na terça-feira 26/06. Foram elas: o Diretor do Detran de Colombo - Sr. Luiz Vanderley Dallasuanna – e o Promotor de Justiça Dr. Robertson Fonseca de Azevedo. Ambos utilizaram o espaço destinado à Tribuna Livre para falarem sobre suas atividades.

Ao utilizar a Tribuna Livre, o promotor falou sobre a sua trajetória profissional após a sua chegada no município de Colombo e do trabalho da promotoria no município de Colombo. “Com apenas 09 meses de trabalho, aqui no município de Colombo, é uma grande alegria e honra estar recebendo uma homenagem como essa dessa Casa. Gosto de trabalhar com promotoria de portas abertas, pois incentivo o diálogo. Fizemos um mapa da cidade para conhecer melhor a cidade. Colombo tem uma estrutura que funciona. Exemplo disso é o Centro de Referência Especializado de Ação Social (CREAS), serviço que oferece atendimento às famílias que sofrem violência ou violação de direitos e que possuem adolescentes infratores cumprindo medidas socioeducativas ou liberdade assistida. Hoje, esse serviço já tem um advogado que atende a população colombense. Todos os que passam pelo processo da Lei da Maria da Penha tem atendimento pelo município”, afirmou o promotor Dr. Robertson.

Em um segundo momento da Tribuna Livre, o Diretor Geral do Detran de Colombo, Sr. Luiz Vanderley Dallasuanna, embasou sua fala nos números, ações e dificuldades que o órgão vem enfrentando no município de Colombo desde a sua implantação. Ainda de acordo com o diretor, existe a intenção de mudança de local de atendimento do Detran, porém ainda está em fase de análise. Falou também que devido aos avanços tecnológicos implantados, os usuários podem fazer o agendamento de serviços online.

“Hoje, na unidade, fazemos cerca de 150 atendimentos/dia no balcão. Temos também os exames práticos e teóricos. Desde 2014 temos o curso de reciclagem no município. Atendemos usuários de outros municípios limítrofes. Temos uma grande demanda. Em média, são feitas entre 120 e 130 recolhimentos de CNH por conta das irregularidades. O município possui 05 despachantes que fazem o atendimento à população. Atualmente, o posto do Detran atende 16 centros de formação de condutores, um deles localizado em Bocaiúva do Sul. Em média, são feitas 1.500 renovações de CNH e abertos 291 processos de 1ª habilitação, número que sofreu redução nos últimos anos devido à crise”, informou Dallasuanna.

Ainda segundo o diretor, Colombo é o oitavo município em frota de veículos. Segundo a estimativa realizada no mês de abril, atualmente são 127.500 veículos. Diante disso, o município já comportaria uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) que realiza todos os serviços do Detran. Ao finalizar sua apresentação, o diretor sanou as dúvidas dos vereadores e solicitou apoio dos legisladores para que o Detran de Colombo continue atendendo os munícipes de forma eficaz.

O presidente da Câmara, vereador Vagner da Viação (PRB), parabenizou e agradeceu a presença e explanação dos visitantes. “O assunto da violência contra a mulher está sendo muito bem conduzido, principalmente com a ajuda da Secretaria Maria da Silva que sempre vem defendendo essa causa. Quanto ao Detran, agradecemos os dados apresentados e oferecemos o nosso apoio. O Legislativo está de portas abertas e estaremos sempre à disposição”, declarou.

Indicações - Ao todo foram apresentadas 10 indicações, entre elas: patrolagem com ensaibramento nos bairros Arruda e Jardim Paloma, implantação de asfalto de baixo custo no bairro Arruda e Jardim Paloma, estudos para viabilizar incentivo à prática do “Grafite” no município de Colombo, implantação de semáforo no bairro São Gabriel, reforma e ampliação do CMEI Tia Nair no Jardim Campo Alto, implantação de asfalto comunitário, manilhamento e desentupimento de bueiro no bairro Palmital. Assinaram os documentos os vereadores Vardão (PSB), Anderson Prego (PT), Eurico Dino (PR) e Marcos Dumonte (PEN).

Projeto de Lei do Executivo – Foram colocadas em segunda votação o Projeto de Lei do Executivo nº 08/2018 que dispõe sobre as alterações nos Anexos I e II para o exercício de 2019 e 2021 do Plano Plurianual - 2018 a 2021, expresso em normas, objetivos e principais metas a serem observados pelas Unidades da Administração Direta, Fundos do Poder Executivo, Autarquia Colombo Previdência e pelo Poder Legislativo do Município de Colombo, e dá outras providências e o Projeto de Lei do Executivo nº 09/2018 que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias do Município de Colombo, para o exercício de 2019, e dá outras providências. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade de votos.

Projeto de Lei do Legislativo – Foi colocado em segunda votação o Projeto de Lei do Legislativo nº 854/2018, de autoria da mesa diretiva, que concede revisão geral anual dos Servidores Públicos do Poder Legislativo. Esse projeto foi aprovado por unanimidade de votos.

Projeto de Decreto do Legislativo – Foi divulgado o Projeto de Decreto do Legislativo nº 97/2018, de autoria da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento, que aprova as contas do exercício de 2013 do Poder Executivo.
Votos de Congratulações Entregues – O vereador Vardão (PSB) entregou os votos de congratulações ao diretor do Detran Colombo, Senhor Luiz Vanderley Dallasuana, pelo brilhante trabalho realizado frente ao Detran de Colombo. Também entregou votos o vereador Issa (PTB), ao Promotor de Justiça Dr. Robertson Fonseca de Azevedo pelo trabalho realizado junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social para a implantação do Programa Maria da Penha.

Votos de Congratulações – O Vereador Anderson Prego (PT) registrou votos de Congratulações às equipes de Voleibol, masculino e feminino da Prefeitura de Colombo, por sagrar-se campeãs no 61º Jogos Abertos do Paraná, fase regional, ao técnico da equipe de voleibol feminino da Prefeitura de Colombo, Professor Rafael Andreassa, pela conquista do 1º lugar no 61º Jogos Abertos do Paraná, fase regional e ao técnico da equipe de voleibol masculino da Prefeitura de Colombo, Professor José Vagner Tuchunski Leopoldino, pela conquista do 1º lugar no 61º Jogos Abertos do Paraná, fase regional; o vereador Vardão PSB) parabenizou à Equipe União de Guaraituba, por sagrar-se campeã na 1ª Taça das Favelas do Paraná; o vereador Sidinei Campos (PRP) homenageou o Projeto Colombo Primo’s Esporte Clube, pela realização da festa junina realizada no dia 23/06; o vereador Gilgera (PSDB) registro votos de Congratulações ao Procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Senhor Olympio de Sá Sotto Maior Neto, pelos relevantes serviços prestados na área de proteção dos direitos humanos das crianças e adolescentes.

Votos de Pesar – O vereador Baggio (PTC) registrou votos de Pesar pelo falecimento do Senhor Antonio Romão de Oliveira, fundador do SISMUCOL (Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Colombo), ocorrido no dia 22/06; o vereador Vardão (PSB) registrou votos de pesar falecimento do Senhor Irani Araújo, ocorrido no dia 25/06; o Vereador Marquinho Berlesi lamentou o falecimento do Senhor Odelir Matias Pinheiro, ocorrido no dia 21/06; o Vereador Sidinei Campos registrou votos de Pesar pelo falecimento de Alisson Aparecido de Matos, ocorrido no dia 23/06. Também registrou esses votos o vereador Issa (PTB) pelo falecimento da Senhora Tania Torquato Silva, ocorrido no dia 22/06.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário