terça-feira, 31 de julho de 2018

VISITE AS GRUTAS DE COLOMBO

Visitação a caverna e gruta em Colombo é feita com guias especializados. Visitantes caminham por passarelas e recebem lanternas para iluminar o trajeto.

Colombo tem em seu roteiro turístico, uma Gruta e uma Caverna no Parque Municipal Gruta do Bacaetava. Lá, o visitante recebe orientações prévias e tem a oportunidade de conhecer o interior de uma caverna de 200 metros de extensão por meio de uma trilha onde todo seu interior é banhado pelo rio Bacaetava.

Nesta exploração, que acontece com o acompanhamento de guias especializados, pode-se observar morcegos com seus amigos e familiares, e ainda conhecer as formações horizontais pontiagudas, como as estalactites, estalagmites e travertinos que formam este belíssimo ponto de turismo.

“Todos os anos a Gruta e a Caverna, que faz parte do Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo, recebem pessoas dos mais diversos locais do Brasil, que vão desde as cidades vizinhas, nossos principais visitantes, até turistas de outros estados”, disse o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Ricardo Milgioransa.

O secretário informou que o último levantamento realizado por meio do departamento de Turismo, entre os meses de janeiro e dezembro de 2017, a Caverna e a Gruta receberam um total de 22.830 visitantes, o que equivale a uma média de 2.036 todos meses. “Para receber bem e com segurança os nossos visitantes, temos diversas normas para visitação, entre elas o número máximo de visitantes, 30 pessoas por grupo. Fazemos esta e outras exigências para que o guia oriente e conduza todos para uma experiência única”, explicou Milgioransa.

Em férias, os estudantes Gabriela Simões Kaminski, 11 anos, de Curitiba e Kauan Vitor Alves de Souza, 10 anos, de Colombo, exploraram o espaço. “Eu imaginava que uma caverna tinha cristais, mas agora sei que ela é formada pela ação do tempo e das águas”, disse. Já Kauan, que já conhecia a gruta, queria rever e relembrar o passeio anterior. “Ela é escura, tem morcegos e uma pedra em formato de caveira”, contou e registrou com uma foto no seu celular.

HORÁRIO DE VISITAÇÃO:

qua. a sex. 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, sáb. e dom. das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30 (último grupo visita a caverna às 16h), feriados mediante consulta.

TELEFONE: (41) 3656-5669 / 3656-6600

VISITA GRATUITA

Como parte das normas, para visitar este patrimônio espeleológico mais próximo de Curitiba e de fácil acesso, é importante seguir e estar atento aos seguintes critérios:

NORMAS DE VISITAÇÃO:

A visita ao interior da caverna é feita com o acompanhamento de guias;
Adentram a caverna grupos de no máximo 30 pessoas;
As visitas tem duração de 30 minutos.
É obrigatório fazer reserva para grupos acima de 12 pessoas.
O Parque é uma unidade de conservação que presa pela preservação dos recursos espeleológicos, fauna e flora local, portanto respeite as normas e horários do Parque.
Aos fins de semana e feriado procure chegar cedo, para melhor atendimento.
É permitido tirar fotos no interior da gruta, sendo que filmagens profissionais deverão ter autorização prévia da Secretaria de Industria, Comércio e Turismo;
Para pesquisadores, os agendamentos poderão ocorrer excepcionalmente na segunda-feira ou terça-feira desde que o responsável tenha autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e desta Secretaria;
Sugestões e reclamações deverão ser anexadas na “caixinha de sugestões” instalada no centro de visitantes do parque ou diretamente com o Departamento de Turismo.
NORMAS DE SEGURANÇA:

Para a segurança dos visitantes e a proteção das cavernas algumas normas devem ser obedecidas:

Use tênis e vestimentas adequadas para adentrar a Gruta (confortáveis, antiderrapante, sapato fechado);
Atenção às crianças e às pessoas idosas – não é permitida a visitação de crianças com menos de 07 anos desacompanhadas dos responsáveis.
Não saia da trilha e do percurso definido pelo guia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário